Artigo de Alerta ao câncer de estômago no Jornal Notícias do Dia
2325
post-template-default,single,single-post,postid-2325,single-format-standard,bridge-core-3.0.5,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-29.1,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive

Artigo de Alerta ao câncer de estômago no Jornal Notícias do Dia

Artigo publicado no Jornal Notícias do Dia assinado pelo médico Danton Corrêa.

A campanha Setembro Roxo alerta sobre a conscientização sobre o câncer de estômago, também conhecido como câncer gástrico, uma das formas mais agressivas e letais de câncer. Os sintomas muitas vezes silenciosos, como dor abdominal persistente, perda de peso sem explicação, sensação de plenitude após pequenas refeições, náuseas e vômitos frequentes, podem passar despercebidos até que a doença esteja em estágio avançado, o que reforça a necessidade de vigilância.

O câncer de estômago é o terceiro tipo mais comum entre os homens e o quinto entre as mulheres. É muito importante que a população esteja atenta aos sinais e busque diagnóstico precoce, pois quanto antes o início do tratamento, maiores as chances de cura.

Para minimizar os riscos, a orientação é, além de evitar o tabagismo, reduzir o consumo de alimentos processados e ricos em sal, como embutidos (salsichas, presunto, salame), enlatados e produtos instantâneos (macarrão, sopas). Esses alimentos contêm conservantes e aditivos que podem ser prejudiciais à saúde gástrica. Manter uma dieta rica em frutas e vegetais frescos é importante para promover a saúde do estômago. Também é importante diagnosticar e tratar a infecção por Helicobacter pylori (H. pylori). Essa bactéria, que pode estar presente no estômago sem causar sintomas imediatos, é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer gástrico.

A endoscopia é um exame importante para o diagnóstico precoce do câncer de estômago, permitindo a visualização direta do esôfago, estômago e duodeno. O procedimento é especialmente indicado para pessoas com sintomas persistentes, histórico familiar de câncer gástrico, ou infecção por H.pylori.

Quando o câncer de estômago é diagnosticado, o tratamento depende do estágio da doença e da saúde geral do paciente, variando desde cirurgia até quimioterapia, radioterapia, terapias-alvo e imunoterapia. O tratamento pode ser realizado isoladamente ou em combinação, dependendo da situação do paciente. A abordagem multidisciplinar é vital para oferecer as melhores chances de cura e qualidade de vida.

Adotar hábitos mais saudáveis é uma escolha significativa para reduzir o risco de desenvolver câncer de estômago. Cuide da sua saúde, faça essa escolha!

 

=====
🩺Dr Danton Spohr Corrêa
CRM SC 7005 | RQE 4542

Publicado em 18 setembro de 2024

Categorias:
Conteúdo, Danton Corrêa, Serviços


Vamos conversar?
Aponte o Celular ou Clique