Qual a relação da Diabetes com o câncer de endométrio?
1590
post-template-default,single,single-post,postid-1590,single-format-standard,bridge-core-3.0.5,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-29.1,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive

Qual a relação da Diabetes com o câncer de endométrio?

O Dia Mundial de Conscientização da Diabetes é uma oportunidade para destacar a relação entre a doença e o câncer de endométrio. A diabetes é uma condição metabólica crônica caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue, e que afeta mais de 16 milhões de pessoas no Brasil.

 

Chamo a atenção para o assunto especialmente porque a diabetes aumenta em até duas vezes as probabilidades de mulheres desenvolverem câncer de Endométrio. Sim, é verdade! Além da obesidade, estudos indicam que mesmo mulheres com peso adequado, mas diagnosticadas com diabetes, apresentam maior propensão a desenvolver a doença.

 

E não se trata apenas do câncer de Endométrio. A Diabetes duplica o risco de câncer de fígado e pâncreas, e está associada ao câncer colorretal e à bexiga, além de outros problemas de saúde, como questões cardíacas. O risco de acidente vascular cerebral (AVC) é de 2 a 4 vezes maior em pessoas com diabetes.

 

A conscientização sobre o diabetes deve incluir a importância da gestão adequada dessa condição para reduzir o risco de complicações. O controle do açúcar no sangue, manter um peso saudável e adotar um estilo de vida ativo são medidas necessárias para minimizar o risco.

Publicado em 14 novembro de 2023

Categorias:
Ana Rita Panazzolo, Conteúdo


Vamos conversar?
Aponte o Celular ou Clique