Qual a relação entre H. Pylori e o câncer de estômago?
O H. pylori é uma bactéria comum que se encontra no revestimento do estômago. Ainda que a maioria das pessoas não apresente sintomas, a infecção por H. pylori está associada a riscos de câncer gástrico.
Quando uma infecção persiste por muito tempo, o H. pylori causa inflamação crônica na mucosa gástrica, levando a danos nas células e facilitando o aparecimento de tumores malignos. É importante entender que a maior parte das pessoas infectadas não desenvolvem câncer, mas a presença da bactéria é um fator de risco que pode ser eliminado.
A identificação precoce do H. pylori é então importante para prevenir o estabelecimento da gastite crônica, atrofia e metaplasia, alterações essas que são predisponentes a formação de um tumor. Exames de diagnóstico por meio da endoscopia podem detectar a presença da bactéria. Uma vez diagnosticada a infecção, o tratamento é geralmente realizado com antibióticos e medicamentos para reduzir a acidez gástrica.
O tratamento para erradicar o H. pylori é eficaz e relativamente simples. Após, é importante realizar exames de acompanhamento para verificar se realmente houve a eliminação da bactéria.
=====
🩺 Dr Danton Spohr Corrêa
CRM SC 7005 RQE 4542
⭐Cirurgia Oncológica
⭐Cirugia do Apararelho Digestivo
⭐Cirurgia Robótica
⭐Prof UFSC
Atendimento
📞CEMAD (48) 3228-3303
📞CEOF (48) 3222-5900
📲Cirurgia(48) 99151-7680
➡️Faça contato para confirmar planos de saúde e formas de pagamento
🔗drdantoncorrea.com.br
@dr.dantoncorrea
[SELO DE QUALIDADE @INHALTCOM]
Publicado em 14 setembro de 2023