Quando operar a pedra na vesícula?
As pedras na vesícula podem surgir devido a uma alteração na composição da bile e são agravadas por condições de saúde como diabetes e hipertensão, além de hábitos pouco saudáveis, como o tabagismo, sedentarismo e uma dieta rica em gorduras e pobre em fibras.
A formação pode ocorrer de maneira silenciosa, sem causar sintomas notáveis. No entanto, em alguns casos, elas podem desencadear cólicas biliares, que são dores agudas e desconfortáveis após a ingestão de alimentos gordurosos. Em situações mais graves, a presença dessas pedras pode levar à inflamação da vesícula, conhecida como colecistite aguda.
Além disso, há o risco de que as pedras se desloquem da vesícula biliar, causando obstrução do canal biliar e até mesmo pancreatite. Vale destacar que a presença dessas pedras é o principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de vesícula, embora apenas uma minoria dos pacientes acabe desenvolvendo essa doença.
O tratamento será determinado com base na avaliação do médico, levando em consideração a condição do paciente e a gravidade da situação.
Se as pedras na vesícula causam sintomas persistentes, como cólicas biliares ou inflamação da vesícula (colecistite aguda), a cirurgia para a remoção da vesícula biliar, conhecida como colecistectomia, é necessária. Em caso de pancreatite provocada pela passagem dos cálculos, está indicada também. Atualmente, essa cirurgia é frequentemente realizada de forma minimamente invasiva (laparoscopia), o que resulta em recuperação mais rápida e menos complicações.
=====
🩺 Dr Danton Spohr Corrêa
CRM SC 7005 RQE 4542
⭐Cirurgia Oncológica
⭐Cirugia do Apararelho Digestivo
⭐Cirurgia Robótica
⭐Prof UFSC
Atendimento
📞CEMAD (48) 3228-3303
📞CEOF (48) 3222-5900
📲Cirurgia(48) 99151-7680
➡️Faça contato para confirmar planos de saúde e formas de pagamento
🔗drdantoncorrea.com.br
@dr.dantoncorrea
[SELO DE QUALIDADE @INHALTCOM]
Publicado em 23 novembro de 2023