Ultrassonografia: indispensável à prevenção do câncer de mama
1333
post-template-default,single,single-post,postid-1333,single-format-standard,bridge-core-3.0.5,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-29.1,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive

Ultrassonografia: indispensável à prevenção do câncer de mama

Iniciada a importante campanha Outubro Rosa, gostaria de falar de um dos exames que contribui para o diagnóstico do câncer de mama, a ultrassonografia. A ultrassonografia de mama e também de axilas, auxilia na detecção de nódulos, sendo eles benignos e malignos. Por meio do exame é possível também identificar cistos, abcessos, espessamento do tecido mamário e outras alterações que indiquem a necessidade de encaminhar a paciente para algum tipo de tratamento ou acompanhamento.

 
É um exame importante para observar a integridade dos implantes mamários e ainda, para identificar abcessos ou coleções líquidas que podem ocorrer após cirurgias.
 
Gosto de ressaltar que tanto o ultrassom quanto a mamografia são importantes para o diagnóstico do câncer de mama e podem ser usados juntos para uma análise mais completa e assertiva. O mastologista ou o ginecologista são as especialidades que solicitam o exame mais adequado para cada caso.
 
Vale ressaltar que o ultrassom de mamas é um exame sem radiação e é mais comum ser solicitado para pacientes mais jovens, devido à alta densidade das mamas.
 
A mamografia é um exame que identifica alterações e lesões mamárias por meio da radiação e é recomendada para pacientes a partir dos 40 anos.
 
O importante é que ambos são aliados no combate ao câncer de mama pois são instrumentos de identificação da doença em estágio inicial. Um exame não substitui o outro!
 
Dados: O câncer de mama afeta cerca de 59 mil mulheres por ano no Brasil. É um tumor curável em até 98% dos casos se detectado na fase inicial. Aqui em Rondônia, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), devem ser registrados 2,7 mil casos de câncer em 2023, sendo que 320 serão diagnósticos somente de câncer de mama, o primeiro na lista, seguido pelo câncer de próstata.
 
Se você tem mulheres em sua família, ame-as ainda mais incentivando-as a realizarem os exames preventivos ao câncer de mama.
 
=====
🩺 Dr ELESSANDRO FERREIRA DUTRA
Ultrassonografista
CRM/RO 3077 RQE 1579
 
📲 Alphaclin
Agende seu exame em 69 8124 0011
 
Mais informações, LINK NA BIO
 
➡️Faça contato para confirmar planos de saúde e formas de pagamento
 
[SELO DE QUALIDADE @inhaltcom]

Publicado em 02 outubro de 2023

Categorias:
Clientes, Conteúdo, Elessandro Ferreira Dutra, Serviços


Vamos conversar?
Aponte o Celular ou Clique