Mitos e verdades sobre a Bursite do Tornozelo
2705
post-template-default,single,single-post,postid-2705,single-format-standard,bridge-core-3.0.5,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-29.1,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive

Mitos e verdades sobre a Bursite do Tornozelo

A bursite do tornozelo ocorre devido à inflamação nas bursas, que são pequenas bolsas com líquido com o objetivo de reduzir o atrito entre os tecidos e quando inflamadas estão inchadas e dolorosas. A condição é mais comum do que muitos imaginam, mas cercada de mitos.

Entenda o que é Mito ou Verdade sobre essa inflamação.

❌ Mito: “Bursite é causada apenas por esforço físico excessivo.”

✅ Verdade: Embora movimentos repetitivos ou sobrecarga sejam fatores de risco, traumas, calçados inadequados e má postura também podem desencadear a inflamação

❌ Mito: “É só esperar que passa.”

✅ Verdade: A bursite é uma inflamação que, se não tratada, pode piorar e limitar suas atividades diárias. Os principais sintomas incluem inchaço, dor e sensibilidade ao toque na região afetada. O tratamento pode envolver repouso, aplicação de gelo, fisioterapia e ajustes nos hábitos diários.

❌ Mito: “A única solução é a cirurgia.”

✅ Verdade: Na maioria dos casos, o tratamento conservador é suficiente para resolver a bursite. A cirurgia ou drenagem é indicada apenas em situações mais graves ou persistentes.

Se você sente dores persistentes no tornozelo ou percebe inchaço e desconforto, procure um ortopedista especializado.

Publicado em 19 fevereiro de 2025

Categorias:
Conteúdo, Mario Adames


Vamos conversar?
Aponte o Celular ou Clique