PÉ PLANO EM ADULTOS Quando procurar o ortopedista?
2573
post-template-default,single,single-post,postid-2573,single-format-standard,bridge-core-3.0.5,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-29.1,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive

PÉ PLANO EM ADULTOS Quando procurar o ortopedista?

O pé plano em adultos ocorre quando o arco natural do pé diminui ou até desaparece, deixando a planta medial do pé mais próxima do chão. Os fatores que podem levar a esta lesão, são as rupturas, alterações degenerativas do  tendão, doenças reumáticas ou até mesmo desgaste ao longo do tempo. O pé plano nem sempre é doloroso, geralmente quando já presente na infância, mas a grande maioria quanto apresenta o pé plano somente na vida adulta sente dores nos pés, tornozelos ou joelhos, além de cansaço excessivo ao caminhar ou permanecer em pé por longos períodos.

O tratamento varia conforme a gravidade e as causas. Em casos leves, o uso de palmilhas ortopédicas, fisioterapia para fortalecimento muscular e mudanças no tipo de calçado podem aliviar os sintomas. Nos casos mais graves com queda evolutiva do arco do pé, com dor de moderada a intensa ou limitações nas atividades diárias, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica.

É importante destacar que, embora nem todos os casos possam ser prevenidos, cuidar da saúde dos pés faz diferença. Manter um peso saudável, usar calçados confortáveis e adequados para o tipo de pisada e buscar orientação médica ao notar dores ou alterações são medidas importantes.

=====

🩺 Mário Kuhn Adames

Ortopedia e Traumatologia

CRM/SC 9083 | RQE 3735

 

[Imagem: Banco de Imagens Freepik]

[Selo de qualidade @inhaltcom]

Publicado em 11 dezembro de 2024

Categorias:
Conteúdo, Mario Adames


Vamos conversar?
Aponte o Celular ou Clique