Pé torto congênito: Dr Mário Kuhn Adames responde dúvidas sobre o assunto.
O pé torto congênito, também conhecido como pé equinovaro, é uma deformidade presente desde o nascimento, onde o pé do bebê se apresenta voltado para dentro e para baixo. O reconhecimento e tratamento deve ser o mais precoce possÃvel, pois a demora para o inÃcio do tratamento pode retardar o desenvolvimento psicomotor da criança.
–  Como ocorre essa condição? Ainda não se sabe ao certo por que o pé torto congênito acontece, mas acredita que é de origem multifatorial; fatores genéticos e ambientais podem estar presentes. Em alguns casos, a condição ocorre isoladamente; em outros, pode estar associada a outras condições congênitas.
– Quais sinais devem deixar os pais em alerta? Ao nascimento, é possÃvel observar que o pé do bebê está visivelmente virado para dentro e para baixo com a sola do pé voltada para o outro pé.
– O que os pais devem fazer? A primeira medida é realizar uma avaliação com um ortopedista. O diagnóstico precoce é fundamental, a diferencia do pé postural do pé rÃgido, é essencial. Para casos de pé rÃgido, o tratamento precoce, geralmente realizado com o Método de Ponseti, onde envolve o uso de gessos ou botas corretivas e, em alguns casos, pequenas cirurgias, com excelentes resultados. Com o acompanhamento adequado, a criança poderá desenvolver o pé de maneira saudável e andar normalmente.
Quanto mais cedo o tratamento, maiores as chances de sucesso. Fique atento aos sinais e procure um ortopedista especializado para orientação adequada.
=====
🩺 Mário Kuhn Adames
Ortopedia e Traumatologia
CRM/SC 9083 | RQE 3735
[Imagem: Banco de Imagens Freepik]
[Selo de qualidade @inhaltcom]
Publicado em 04 dezembro de 2024