Qual a diferencia de Túnel do Tarso e Fascite Plantar e como tratar?
2519
post-template-default,single,single-post,postid-2519,single-format-standard,bridge-core-3.0.5,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-29.1,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive

Qual a diferencia de Túnel do Tarso e Fascite Plantar e como tratar?

A dor nos pés pode ter diversas causas, e duas condições comuns que costumam ser confundidas são a Síndrome do Túnel do Tarso e a Fascite Plantar. Embora ambas possam causar desconforto na região dos pés, suas causas e tratamentos são distintos.

A Síndrome do Túnel do Tarso ocorre devido à compressão do nervo tibial, que passa pelo túnel do tarso, um canal localizado no tornozelo. Esse quadro provoca sintomas como dormência, queimação, formigamento e dor que irradiam para a sola do pé. A dor geralmente se intensifica ao caminhar ou ficar em pé por longos períodos. O tratamento para a Síndrome do Túnel do Tarso inclui repouso, fisioterapia para reduzir a pressão no nervo, uso de palmilhas ortopédicas e anti-inflamatórios. Em alguns casos pode ser necessário realizar uma cirurgia para aliviar a compressão e evitar lesões mais graves no nervo.

Já a Fascite Plantar é causada pela inflamação da fáscia plantar, uma faixa de tecido que vai do calcanhar aos dedos do pé. Os sintomas típicos incluem dor aguda na sola do pé, especialmente ao dar os primeiros passos pela manhã. Essa dor pode se intensificar ao longo do dia, principalmente ao permanecer em pé por muito tempo ou após atividades físicas intensas. O tratamento para a fascite plantar inclui exercícios de alongamento, adequação de sapatos, fortalecimento, uso de palmilhas com p objetivo de diminuir a carga de peso sobre a fascia plantar (calcâneo) pode ser empregado outras  terapias coadjuvantes  que podem levar ao alívio da dor de forma variável. Em casos raros, a cirurgia pode ser considerada.

Em ambos os casos, é fundamental procurar um ortopedista para diagnóstico e tratamento adequado, uma vez que cada condição exige uma abordagem específica. Com o acompanhamento médico, é possível reduzir a dor e retomar a qualidade de vida.

=====
🩺 Mário Kuhn Adames
Ortopedia e Traumatologia
CRM/SC 9083 | RQE 3735

[Imagem: Banco de Imagens Freepik]

Publicado em 27 novembro de 2024

Categorias:
Conteúdo, Mario Adames


Vamos conversar?
Aponte o Celular ou Clique